Clique nas imagens para ampliar
UTILIDADE E CALIBRAÇÃO DE MICROPIPETAS
Usada nos mais diversos procedimentos laboratoriais, a micropipeta oferece a medição exata de quantidades de amostra para diferentes tipos de testes. Existem diferentes tipos disponíveis no mercado, cada um com uma finalidade e procedimento de calibração de micropipetas diferente, o que exige atenção do interessado na hora de adquirir o modelo ideal para suas necessidades.
TIPOS DE MICROPIPETAS DISPONÍVEIS
Como todo instrumento de precisão, independente do tipo utilizado, é necessário manter um cronograma de calibração de micropipetas para garantir a eficácia do instrumento. Abaixo, vamos conhecer algumas especificações disponíveis:
- Micropipeta monocanal: Com apenas uma entrada de pipetagem, é utilizada em análises que dispensam grandes quantidades de amostra.
- Micropipeta multicanal: O mesmo funcionamento da pipeta monocanal, mas com a vantagem de extrair de 8 a 12 amostras de uma vez.
- Micropipeta automática: Chamada também de eletrônica, permite que a quantidade de amostra pipetada seja digitalmente pré-determinada, evitando falhas na coletagem.
- Micropipeta mecânica: Ao utilizar o aparelho, o profissional deve especificar manualmente a quantidade de amostra desejada.
- Micropipeta de volume fixo: Trabalha apenas com volume pré-estabelecido de amostra.
- Micropipeta de volume variável: Realiza pipetagens com volume determinado pelo usuário.
- Micropipetas de deslocamento de ar: Usadas para substâncias aquosas, mantém um “volume morto” entre o pistão e a amostra.
- Micropipetas de deslocamento positivo: Usadas para coleta de amostras de fluídos corrosivos, voláteis ou tóxicos, mantém o contato do pistão com o líquido.
Da mesma forma que as indicações específicas de cada tipo de micropipeta deve ser respeitado, a calibração de micropipetas segue padrões técnicos rigorosos para garantir a excelência na precisão do equipamento.
Comprometimento e responsabilidade, certificados de calibração baseados na norma ABNT NBR IEC 17025 e procedimentos baseados em referências e orientações do INMETRO
QUALIMETRO: CALIBRAÇÃO DE MICROPIPETAS E INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO
Quando o assunto é calibração de micropipetas, é fundamental contar com uma empresa capaz de oferecer atendimento dentro dos padrões técnicos regulamentados. A Qualimetro emite certificados de calibração baseados na norma ABNT NBR IEC 17025 e procedimentos baseados em referências e orientações do INMETRO e possui um laboratório de ponta para realizar calibração de instrumentos de volume e outros tipos, para garantir medidas confiáveis e resultados fidedignos. Inclusive, os técnicos da Qualimetro sempre indicam para os clientes a criação de um cronograma de calibração dos instrumentos, que podem ser realizados sempre que forem notadas alterações na coleta de dados, desgastes ou adotando-se a indicação periódica do fabricante.
Entre agora mesmo em contato e descubra mais sobre como a Qualimetro pode atender sua empresa na calibração de micropipetas e ajudar a aumentar a sua produtividade.
Para saber mais sobre Calibração de micropipetas
Ligue para 11 5242-1500 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!